“Café e Debate” da Paulus aborda temática natalina

A Livraria Paulus em Juiz de Fora promove neste sábado, 1º de dezembro, mais um “Café e Debate”. O tema, desta vez, será a “Espiritualidade do Advento e Natal” e buscará aprofundar os conhecimentos acerca de tal temática.

O evento começa às 9h e termina às 12h. Segundo os organizadores, o debate buscará “criar uma consciência nova a partir dos personagens natalinos, gerando, assim, atitudes novas pelo nascimento de Nosso Senhor”. O responsável por conduzir o encontro será o Padre Cássio Barbosa de Castro. Atual pároco da Paróquia Cristo Rei, ele é mestre em Teologia Patrística e História da Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma, na Itália.

Os interessados podem se inscrever antecipadamente pelo telefone (32) 3215-2160 ou pelo WhatsApp (32) 99165-0006. O investimento é de R$ 15. A Paulus Livraria fica na Avenida Barão do Rio Branco, 2.590 – Centro, em Juiz de Fora.

*Fonte: site da Arquidiocese JF

Compartilhe!

No encontro com presidente do Iraque, Papa fala sobre presença cristã no país

O Papa Francisco recebeu em audiência, na manhã de sábado (24), no Vaticano, o presidente da República do Iraque, Barham Saleh – acompanhado pela esposa e séquito – que sucessivamente encontrou o cardeal secretário de Estado, Pietro Parolin, acompanhado pelo secretário para as Relações com os Estados, Dom Paul Richard Gallagher.

Durante os cordiais colóquios – informa um comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé – foram evocadas as boas relações entre a Santa Sé e o Iraque e “os positivos desdobramentos da situação política” no país, graças aos esforços conjuntos, apoiado pela comunidade internacional, para promover a unidade nacional.

Recordando “a presença histórica dos cristãos” no Iraque, foi ressaltada “a significativa contribuição dada por eles para a reconstrução do tecido social”. No encontro, ademais, tratou-se da questão daqueles que foram obrigados a abandonar as próprias terras de origem, fazendo-se votos por seu retorno em segurança e com um lugar no futuro do Iraque.

Por fim – diz o comunicado – as partes se concentraram “sobre os diferentes conflitos e as graves crises humanitárias que afligem a região, enfatizando a oportunidade de diálogo entre os vários componentes étnicos e religiosos, para restaurar a confiança e coexistência pacífica”.

*Fonte: Site do Vatican News

Compartilhe!

Exercícios espirituais para o Tempo do Advento

No próximo dia 2 de dezembro começa o tempo do Advento e durante os quatro domingos que antecedem a celebração do Natal, data em que a Igreja festeja o nascimento do Menino Jesus em Belém, prepara os fiéis para a renovação da fé em Cristo.

Para melhor vivenciar este período, o Setor Universidades da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) propõe um retiro espiritual, chamado “Exercícios Espirituais para o tempo do Advento”. A ideia é que o subsídio, que tem uma reflexão para cada dia das quatro semanas do tempo litúrgico, ajude a comunidade universitária (estudante, professor e colaborador) a fazer um encontro com Jesus Cristo, no tempo litúrgico do Advento.

“Tal experiência abrirá em sua vida espiritual um acesso diferenciado ao mistério do Natal. E você, de modo sereno e modesto, anunciará por palavras e por gestos que na humanidade de Jesus se encontra o sentido de nossa humanidade”, ressalta o arcebispo de Montes Claros (MG) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Cultura e Educação da CNBB, dom João Justino de Medeiros Silva.

Segundo o Setor Universidades da CNBB, a proposta é favorecer um contato com o texto bíblico, fazer um exame de consciência, estimular a educação do pensar e sentir e momentos de meditação e contemplação.

“Oferecemos um caminho de oração que favorece estreitar a relação com Jesus Cristo. Por tal meio de oração, cada pessoa pode ouvir, ver com os próprios olhos, apalpar com as próprias mãos o Verbo da vida encarnado na própria história. A Vida manifestou-se: nós a vimos e dela vos damos testemunho e vos anunciamos esta vida eterna (cf. 1 Jo 1, 1-2)”, afirma um dos autores da proposta, Padre Jackson Alves de Carvalho.

De acordo com o assessor da comissão, Padre Danilo Pinto, “aquele que se dispõe a fazer o retiro espiritual terá a oportunidade de preparar melhor a sua interioridade para acolher o mistério do Natal em sua vida”.

O material pode ser encontrado no site das Edições CNBB.

O Advento

O Advento é tempo de alegria, espera e esperança. Um momento de forte mergulho na liturgia e na mística cristã. Neste período, há o despojamento das igrejas, é usada a cor roxa, não se canta o hino do Glória e as leituras ajudam a refletir sobre o mistério do Cristo que virá no final dos tempos.

O bispo de Livramento de Nossa Senhora (BA) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Armando Bucciol, explica que a melhor preparação para este tempo é vivenciar atentamente às propostas da liturgia que, com riqueza de mensagens, vai conduzindo quem acolher o que a Palavra propõe.

“Aprenderemos a rever nossas expectativas, purificar nossos sonhos e projetos de salvação, tornar mais sóbria e essencial a nossa vida, e sermos, com a graça de Deus, capazes de tornar nossas vidas mais atentas a acolher o sentido da vida. Então, sim, quando chegar o Natal será repleto não tanto dos dons (pobres) do papai Noel, mas da riqueza simples e humilde do Filho de Maria, que é o Filho de Deus, Jesus, nosso Senhor”, afirma.

O Tempo do Advento marca o início do ano litúrgico e traz com ele, para o ano litúrgico de 2019 o ciclo de Leituras do Ano C, marcado pela leitura predominante do evangelho de São Lucas.

*Fonte: Site da CNBB

Compartilhe!

Em novembro, Papa Francisco pede oração pela paz mundial

“O Vídeo do Papa”, no Youtube, divulgou nesta terça-feira, 6, a intenção de oração do Santo Padre para o mês de novembro

Da redação, com O Vídeo do Papa

A paz mundial, esta é a intenção de oração do Papa Francisco para o mês de novembro, divulgada nesta terça-feira, 6, pelo canal “O Vídeo do Papa”, no Youtube. Na produção, o Santo Padre expõe o desejo mundial pela paz e exorta os fiéis a cultivarem este sentimento no coração.

“Todos queremos a paz. É uma aspiração profunda, sobretudo daqueles que sofrem pela ausência de paz. Podemos falar com palavras esplêndidas, mas, se em nosso coração não há paz, não haverá no mundo”, afirmou o Pontífice.

Leia também
.: Apresentado tema da mensagem para o Dia Mundial da Paz 2019
.: Papa: a paz se faz com humildade, doçura e magnanimidade
.: Semear o amor, a paz, e tirar toda a divisão como Frei Galvão, pede padre

Em sua reflexão, Francisco frisou que a construção da paz evangélica, que não exclui ninguém, só pode ser alcançada com zero violência e cem por cento de ternura. “Rezemos juntos para que a linguagem do coração e do diálogo prevaleça sempre sobre a linguagem das armas”, suscitou o Santo Padre.

“O Vídeo do Papa” descreveu a paz como três letras que alguns utilizam normalmente, mas outros que há anos não a experimentam. “Em muitos lugares do mundo a paz não é uma realidade, é somente um desejo para milhares de pessoas que sofrem pela sua ausência. Pensemos mais do que nessas três letras, mas no seu significado. Rezemos e trabalhemos para alcançar a verdadeira paz”, é a descrição do vídeo.

O “Vídeo do Papa” difunde todo mês as intenções de oração do Santo Padre pelos desafios da humanidade e a missão da Igreja.

*Fonte: site Canção Nova Notícias

Compartilhe!

Cáritas libera o material para a 2ª Jornada Mundial dos Pobres

O tema escolhido este ano pelo Papa Francisco para a II Jornada Mundial dos Pobres (JMP) traz a inspiração do Salmo 34: “‘Este pobre grita e o Senhor o escuta” (Sl 34,7). Na mensagem divulgada para mobilizar esta jornada, o Santo Padre diz: “As palavras do salmista tornam-se também as nossas no momento em que somos chamados a encontrar-nos com as diversas condições de sofrimento e marginalização em que vivem tantos irmãos e irmãs nossos que estamos habituados a designar com o termo genérico de ‘pobres’”.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil delegou à Cáritas Brasileira, um de seus organismos, o processo de animação da Jornada Mundial dos Pobres – Semana da Solidariedade. Em 2018, a animação foi reforçada também com a contribuição da equipe da Campanha da Fraternidade, da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato, do Conselho Nacional do Laicato e da Comissão Episcopal Pastoral para Ação Social Transformadora.

Como Francisco, a campanha convida a todas as pessoas, grupos, comunidades, instituições e pessoas de boa vontade para que participem da Jornada Mundial dos Pobres – Semana da Solidariedade, organizando encontros fraternos, celebrações ou mobilizações públicas entre os dias 11 e 18 de novembro de 2018. O material já foi enviado às dioceses de todo Brasil.  A ideia é que as Igrejas locais, comunidades, pastorais, ruas e locais onde se encontram as pessoas empobrecidas organizem gestos concretos de solidariedade e acolhida com as pessoas em situação de vulnerabilidades extremas.

O grafite que se tornou a identidade visual desta II Jornada Mundial dos Pobres foi realizado pelo coletivo Família Hip Hop. A sede do coletivo fica em Santa Maria (DF) e oferece atividades como aulas de música e serigrafia para jovens, além de mobilizar iniciativas culturais.

Atividade Mobilizadoras

Com a finalidade de organizar a Jornada Mundial dos Pobres, a Cáritas dá sugestões de atividades que podem ser realizadas por comunidades, grupos, pastorais e coletivos. Entre as ações possíveis estão a realização de gincanas para arrecadação de alimentos e roupas; celebrações da Palavra e Eucarísticas; estudo da mensagem do Papa Francisco e rodas de diálogos; círculos bíblicos; manifestações públicas para chamar atenção do poder público local sobre alguma situação de negação de direitos aos empobrecidos; campanhas de cidadania com atendimentos sociais; atividades lúdicas e esportivas; audiências públicas; atividades em espaços de medida socioeducativa, asilos, orfanatos, presídios, com o povo da rua.

Também é possível organizar uma partilha fraterna das refeições (café da manhã, almoço ou jantar) com as pessoas em situação de rua ou vulnerabilidade social, especialmente no Dia Mundial dos Pobres, celebrado no dia 18 de novembro.

O subsídio elaborado para ajudar a mobilizar encontros e celebrações traz: Síntese da carta do Papa Francisco; Propostas de atividades mobilizadoras; Três círculos bíblicos com os verbos propostos pelo Papa Francisco: Gritar, Responder e Lutar. O subsídio e o cartaz foram encaminhados para as dioceses, paróquias, organismos pastorais, congregações religiosas e colégios católicos.

O mesmo material está disponível abaixo para que os grupos possam dispor dos arquivos para divulgação e impressão, caso seja necessário. Para qualquer dúvida, entrar em contato através do e-mail comunicacao@caritas.org.br.

Histórico

Em 2017 o Papa Francisco convocou católicos e pessoas de boa vontade para uma jornada de solidariedade e proximidade com as pessoas empobrecidas. A grande convocação trouxe como lema o imperativo: “Não amemos com palavras, mas com obras”.

Desde então, a Jornada Mundial dos Pobres entrou para o calendário anual das iniciativas da Igreja. A convocação fez parte da agenda de ações mobilizadas no âmbito do encerramento do Ano Santo da Misericórdia, realizado em 2016-2017.

Materiais disponíveis

Faça download do Cartaz em JPG AQUI

Faça download do Cartaz em PDF AQUI

Faça download do Subsídio para impressão gráfica com a mensagem do Papa Francisco e círculos bíblicos AQUI

Faça download do banner para site em JPG AQUI

Faça download do card para redes sociais AQUI

*Com informações da Cáritas Brasileira
**Fonte: Site da CNBB

Compartilhe!

Paróquia N. Sra. do Líbano realiza Show de Prêmios

Está chegando o grande Show de Prêmios da Paróquia Nossa Senhora do Líbano, que será no dia 11 de novembro, domingo, às 14h, no salão da matriz. Adquira a sua cartela antecipadamente com os nossos agentes de pastoral.

Entre os prêmios teremos, TV 32′, máquina de lavar roupas, bicicleta, revisão automotiva (no valor de R$120,00 – cento e vinte reais) e muito mais. Não perca tempo, adquira já a sua cartela.

Os interessados podem adquirir as cartelas com os nossos agente de pastorais. O valor da cartela com dez bilhetes é R$ 13,00 (treze reais).

Durante o evento teremos sorteios de brindes e rodadas extras, com bilhetes vendidos na hora.

Venha com a sua família para se divertir conosco!

Compartilhe!

Dia de Finados é celebrado em nossa Paróquia

Como em todos os anos, a Igreja celebra o Dia de Finados com a certeza da glória da ressurreição. Nesta data, todos os cristãos católicos são convidados a se lembrarem dos entes queridos, já falecidos, com saudade.

No feriado de 02 de novembro, sexta-feira, a Paróquia Nossa Senhora do Líbano terá três missas especiais em honra aos falecidos, às 09h (Comunidade Nossa Senhora de Lourdes), 15h (Casa de Repouso) e 19h (Matriz).

Origem da data

Os cristãos rezavam e se lembravam dos falecidos desde o século I. Porém, o Dia de Finados nasceu em 998, com um decreto da Abadia de Cluny, o maior mosteiro da cristandade medieval, determinando que os monges sob sua jurisdição fizessem a comemoração festiva de todos os fiéis defuntos no dia 02 de novembro.

A data escolhida foi pensada por suceder a Festa de Todos os Santos, comemorada pela Igreja Católica no dia 1º de novembro.

Compartilhe!

Campanha Missionária do Dízimo acontece em novembro

Em novembro, a Arquidiocese de Juiz de Fora celebra o Mês do Dízimo. A iniciativa, adotada em diversas dioceses do Brasil, será regida, na Igreja Particular local, pelo tema “Seja dizimista: construa sua casa sobre a rocha”.

O assunto faz referência a uma parte do evangelho de São Lucas que diz: “É semelhante ao homem que, edificando uma casa, cavou bem fundo e pôs os alicerces sobre a rocha. As águas transbordaram, precipitaram-se as torrentes contra aquela casa e não a puderam abalar, porque ela estava bem construída” (Lc 6,48). O Padre Miguel Souza Lima Campos, integrante da Comissão Arquidiocesana do Dízimo, explica o motivo da escolha. “Para dizer que todo aquele que é dizimista, de alguma forma, com a sua contribuição, está colocando a palavra de Deus em prática, ao consagrar e ofertar o fruto do seu trabalho, da sua vida, da sua família no altar. Então, o dízimo também é uma forma de construir, então, a sua casa sobre a rocha”.

Para nortear as reflexões em torno do mês temático, a Equipe Arquidiocesana da Pastoral do Dízimo preparou um material especial para as paróquias. Além do cartaz, há folders com informações relevantes e preces para serem usadas dentro da celebração, a cada domingo do mês.

Um dos destaques é o fato de o dízimo colaborar não só com a paróquia, mas com a Igreja Particular de Juiz de Fora: de tudo o que é arrecadado, 10% são encaminhados para a Cúria Metropolitana (Administrativo, Centro de Pastoral, Setor de Comunicação, Tribunal Eclesiástico e Arquivo Histórico), 5% para o Seminário Arquidiocesano Santo Antônio e 1% para o FAS (Fraterno Auxílio Sacerdotal).

O material traz, ainda, números baseados no Relatório Anuário Estatístico de 2017. “Quantidade de batizados, casamentos, catequistas, padres, paróquias, comunidades e igrejas que nós temos na Arquidiocese e que só evangelizam, são sustentados no seu trabalho, com a contribuição e trabalho de cada dizimista”, diz Padre Miguel.

O sacerdote ainda explica o motivo de o Mês do Dízimo ser celebrado em novembro, o último do Ano Litúrgico. “É uma forma de agradecer a contribuição de cada dizimista. Nós fazemos como um mês de ação de graças por todo o ano que nós vivemos e no qual todos contribuíram e trabalharam juntos. E de alguma forma, também, como conscientização para que cada dizimista possa se perceber parte desse trabalho, se perceber parte nessa construção do reino de Deus e como forma de chamar tantos outros a essa vocação de poderem estar evangelizando”.

Abaixo, estão disponíveis para download o cartaz e os materiais a serem utilizados em cada final de semana de novembro.

Cartaz

4 de novembro – Festa de Todos os Santos

11 de novembro – 32º Domingo do Tempo Comum

18 de novembro – 33º Domingo do Tempo Comum

25 de novembro – Solenidade de Cristo Rei

Compartilhe!