Celebração de Corpus Christi é marcada por fé e procissão

A festa de Corpus Christi, é um dos momentos mais importantes da Igreja católica,pois celebramos a Eucaristia. Na matriz de Nossa Senhora do Líbano não foi diferente.

A celebração das 10:30, presidida pelo Administrador paroquial, Pe. Welington, foi de muita oração, fé e alegria. A começar pelos bonitos tapetes feitos pela comunidade, tudo realizado com amor e ressaltando a tradição do dia de Corpus Christi.

Na homília, Pe. Welington reafirmou a importância da Eucaristia em nossas vidas. “É necessário partilhar a eucaristia, o amor e o carinho. É preciso estar preparado para receber a Eucaristia, ou seja, sem pecado”.

No final da missa, houve exposição do santíssimo e uma bonita procissão em volta da matriz.

Abaixo, algumas fotos do dia de Corpus Christi.

Compartilhe!

Corpus Christi é comemorado nesta quinta – feira

Nesta quinta-feira, 20, acontece a solenidade de Corpus Christi, celebração importantíssima da Igreja católica.

Nossas missas e celebrações terão horários diferentes, então, para você não perder o horário, se liga na programação da Paróquia Nossa Senhora do Líbano:

9h – Missa no Residencial Madre Maria de São Miguel (casa de repouso)

9:30h – Celebração da Palavra na Comunidade Nossa Senhora de Lourdes

10:30h – Missa Solene na matriz

            O que significa o CORPUS CHRISTI?

Corpus Christi é uma palavra de origem latina e significa Corpo de Cristo.

É uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.

A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.

A data foi oficializada pela Igreja em 1264 e São Tomás de Aquino foi um dos seus ardorosos defensores e divulgadores. A elaboração de tapetes coloridos e com flores para a passagem triunfal da Eucaristia é uma tradição surgida na Bélgica no século XIII.

Hoje são utilizados borra de café, casca de ovo e muita serragem colorida para a criação dos tapetes, que servem de homenagem a passagem da procissão.

Compartilhe!

Campanhas do Agasalho são realizadas na Arquidiocese

O inverno ainda não começou oficialmente, mas as temperaturas já estão mais baixas na última semana. Em vista disso, grupos da arquidiocese já começaram a se organizar para colaborar com os mais afetados por essas mudanças climáticas. Os Vicentinos foram os primeiros, no último domingo levaram as doações recebidas para receber uma benção especial. Agora, os Anjos da Misericórdia e os Jovens Missionários Continentais estão realizando campanhas.

As iniciativas visam arrecadar itens como agasalhos, cobertores, luvas, meias, sapatos fechados, agasalhos em geral. As doações serão entregues aqueles que precisam. Monsenhor Luiz Carlos de Paula, pároco da Catedral, convida a todos a colaborar, “vamos socorrer nossos irmãos e irmãs mais carentes para que eles não passem frio neste inverno. Agindo assim com toda certeza Deus aquecerá os nossos corações”.

As doações podem ser entregues na recepção da Catedral, de segunda a sábado, das 07h às 21h e domingo, das 08h às 13h e das 15h às 19h, na Cúria Metropolitana, de segunda a sexta-feira das 8h às 17h, ou ainda na Paróquia Santo Antônio do Paraibuna.

Outras informações:
(32) 3229-5450 ou (32) 3229-5466 – Cúria – Centro Pastoral

Texto: Site da Arquidiocese

*Com informações do Site da Catedral Metropolitana e Facebook dos Jovens Missionários Continentais 

Compartilhe!

Igrejas celebram Semana de Oração pela Unidade Cristã

Nos dias que antecedem a festa de Pentecostes, é celebrada no hemisfério Sul a Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC). De 2 a 9 de junho, é proposto para reflexão o tema inspirado no livro de Deuteronômio: “Procurarás a justiça, nada além da justiça” (Dt 16.11-20).

Promovida mundialmente pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e pelo Conselho Mundial de Igrejas, a Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC) convida à celebração da Justiça fundamentada na graça de Deus, de acordo com carta divulgada pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic).

Neste ano, o SOUC foi preparada por cristãos da Indonésia. O país de 265 milhões de pessoas tem 10% de cristãos. No Brasil, a preparação ficou por conta do Conic de Minas Gerais. Na carta divulgada pelo Conic, são lembrados os rompimentos das barragens de rejeitos de mineração provocados “pelos interesses econômicos de grupos financeiros que têm na mineração a sua geração de riquezas”. Os representantes das Igrejas afirmam ser impossível não pensar nas pessoas de diferentes tradições de fé e também nas pessoas que não se vinculam a tradições religiosas que perderam amigos, amigas e familiares no rompimento da Barragem do Córrego do Feijão.

“Queremos orar para que a Justiça da graça de Deus subverta a justiça humana que nem sempre assegura a reparação às pessoas afetadas pela ação de grandes corporações. Que das vidas interrompidas, pela destruição ambiental provocada pelo rompimento desta barragem sejam colocados acima das perdas financeiras das empresas mineradoras”, afirmam.

Nas intenções desta semana, as famílias afetadas pela mineração, as pessoas que dependem do rio Doce, do rio Paraopeba e do Rio São Francisco para sobreviverem. “Estes rios sofrem os impactos da exploração mineradora. Que possamos atuar para a recuperação dos rios. Em nossas orações, lembremos dos povos indígenas que também sofrem com esta a destruição e pelas inúmeras famílias camponesas que perderam suas roças”.

Assinaram a carta do Conic: dom Leonardo Ulrich Steiner, bispo auxiliar de Brasília (DF) e ex-secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); pastora Sílvia Beatrice Genz,Pastor Presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil; bispo Naudal Gomes, bispo Primaz da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil; presbítera Anita Sue Wright Torres, moderadora da igreja Presbiteriana Unida do Brasil; dom Paulo Titus, arcebispo da Igreja Sirian Ortodoxa de Antoquia; e pastor Paulo César Pereira, presidente da Aliança de Batistas do Brasil.

Texto: site CNBB

Compartilhe!