Igreja Católica presente na tríplice fronteira amazônica contra o tráfico de seres humanos

“Rejeitamos de maneira clara e determinada toda a forma de violência na qual a vida têm um preço e é explorada”: apelo no comunicado à opinião pública da Igreja Católica na tríplice Fronteira Amazônica: Brasil, Colômbia, Peru.

A Assembleia Geral das Nações Unidas, com a Resolução A/RES/68/192 de 2013, proclamou o dia 30 de julho como Dia Mundial contra o Tráfico de seres humanos.

Na América do Sul, as regiões fronteiriças apresentam problemas especiais. Juntamente com outros tipos de tráfico, especialmente armas e drogas, o tráfico de pessoas é um dos fenômenos que mais aparece. Essa realidade está muito presente na tríplice fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru, região banhada pelo rio Amazonas, que não separa, mas une seus povos.

Dentro deste contexto a Igreja Católica presente na tríplice Fronteira Amazônica (Brasil, Colômbia, Peru) emitiu um comunicado no qual manifesta “solidariedade, apoio e compromisso para com os irmãos e irmãs indígenas, ribeirinhos, mestiços e demais habitantes das fronteiras vítimas do tráfico de pessoas e tráfico de migrantes”.

Vida em abundância

A Igreja Católica presente nos três países sul-americanos “preocupada pela difícil e complexa dinâmica do territórios” publicou um comunicado, no qual especifica suas razões e auspícios.

Inicialmente recorda que fiel ao Evangelho “Cristo veio até nós para que tenhamos vida e vida em abundância (Jo 10, 10), rezaremos sempre pela vida e a paz”. Porém estes ensinamentos são contrários à realidade do ser humano que é submetido a múltiplas violências e tratado e visto como mercadoria. Por isso, continuam, “rejeitamos de maneira clara e determinada toda a forma de violência na qual a vida têm um preço e seja explorada”.

Escravidão moderna

Em seguida recorda as palavras do Papa Francisco “Desejo chamar todos a comprometerem-se para que esta chaga aberrante, esta forma de escravidão moderna, seja adequadamente contrastada”. Para isso pede o comprometimento da “sociedade civil, autoridades, instituições e organizações” para “lutarem juntos contra este flagelo que se encarna nas nossas comunidades e populações mais vulneráveis”.

O Pacto assinado em dezembro 2018

O documento assinado pelas três realidades católicas segue recordando do Pacto assinado em dezembro de 2018 pelas autoridades da Colômbia, Brasil e Peru na Tríplice Fronteira para o combate do tráfico de pessoas. O compromisso tem como objetivo “ampliar o diálogo e aprimorar a atuação conjunta no sentido de fortalecer a prevenção, a assistência às vítimas e o combate ao tráfico de pessoas e à exploração sexual de crianças, adolescentes e mulheres na tríplice fronteira”.

Em seguida o documento afirma que “espera que estes compromissos sejam efetivos, oportunos e proféticos para a erradicação e/ou diminuição dos casos de tráfico de pessoas na região. E solicita boas práticas de migração, acompanhamento das vítimas e políticas adequadas de trabalho.

Não à indiferença

Outras importantes palavras do Papa Francisco foram recordadas: “Levantemos o véu da indiferença que pesa sobre o destino daqueles que sofrem. Ninguém pode lavar as mãos diante da trágica realidade das escravidões de hoje”. O texto reitera que “a justiça e o acompanhamento sejam garantes do início da inclusão e restabelecimento dos direitos dos que sofreram”.

O comunicado conclui com a invocação de apoio total à este grave problema “desde a prevenção, acompanhamento das vítimas de abuso e violência sexual assim como a promoção dos Direitos dos meninos e meninas,  adolescentes, jovens, mulheres e homens enganados e submetidos à compra e venda de suas dignidades e liberdade”.

“Convido todos, juntamente com o Papa Francisco, à rejeitar toda a forma de violência e violação dos Direitos dos habitantes da majestosa Amazônia para seguir anunciando o Evangelho”.

O documento é assinado pelos bispos Dom José Trevieso, Bispo de San José de Amazonas, Peru; Dom Adolfo Zon Pereira, Bispo da Diocese do Alto Solimões, Brasil e Dom José de Jesus Quintero Días, Bispo do Vicariato de Letícia, Colômbia.

Texto: Vatican News

Compartilhe!

Dia 25 de Julho – São Tiago Maior e São Cristóvão

São Tiago

São Tiago Maior, filho de Zebedeu e Salomé, era um dos 12 apóstolos e irmão mais velho de São João Evangelista. Estava com João, consertando as redes à margem do mar da Galiléia, quando foram chamados por Jesus. Era chamado de Maior, para distinguir do outro Tiago, também apóstolo.

Por causa do temperamento impetuoso, os dois irmãos ganharam de Jesus o apelido de “filhos do trovão”.

São eles que, diante da atitude dos samaritanos de negarem hospitalidade a Jesus, sugerem que o Mestre invoque o fogo do céu para devorá-los e pedem, por intermédio da mãe, Salomé, para se sentarem, um à direita e outro à esquerda do Jesus triunfante. Ambos participaram da Transfiguração de Jesus no Monte Tabor e da sua Agonia no Horto das Oliveiras.

Eram impetuosos, mas sumamente generosos. Vítima das perseguições movidas pelas autoridades judaicas, Tiago foi encarcerado e submetido a cruéis torturas, sendo o primeiro dos apóstolos a sofrer o martírio. Segundo uma tradição, ele foi o primeiro evangelizador da Espanha.

São Cristóvão

São Cristóvão, um dos santos mais cultuados no mundo, viveu provavelmente na Síria, no século III, mas sua data de nascimento é desconhecida.

Seu nome significa “Aquele que carrega Cristo”, ou “porta Cristo”. Segundo a lenda, era um homem de grande estatura física que buscava grandezas e procurava servir àqueles que ele supunha serem os reis do mundo.

Convertido por um ermitão que lhe mostrou que só Cristo era o Senhor e Rei do mundo, Cristóvão abandonou a mania de grandeza e foi viver sozinho, ajudando seus semelhantes, perto de um rio perigoso onde não havia ponte e por onde passavam muitos viajantes.

Aproveitando-se de sua força e físico avantajados, passou a transportar as pessoas nos ombros, de um lado para outro do rio.

Um dia, ao transportar um menino, admirou-se de seu peso. “Que peso é este? Parece que estou carregando todo o peso do mundo!”. “Não carregas o peso, mas o Criador do mundo”, disse-lhe o menino. “Sou Jesus, aquele a quem serves”.

São Cristóvão foi martirizado na Ásia Menor, por causa de sua fé. Ele é o padroeiro dos motoristas, viajantes e peregrinos.

No mundo de hoje, insensível e egoísta, São Tiago nos convida a cultivar um coração generoso como o dele, capaz de se doar à causa do Reino de Deus até as ultimas consequências. E Cristóvão, que foi um gigante na estatura e no coração, nos lembra que é na medida que servimos ao irmão que servimos a Jesus Cristo, o Senhor e Rei do Universo.

Texto: Arquidiocese de São Pedro – Arquidiocese de São Salvador da Bahia

Compartilhe!

Paróquia Nossa Senhora do Líbano está no aplicativo Instagram

É isso mesmo, povo de Deus!

Estamos buscando aumentar nossa comunicação para que mais pessoas possam acompanhar nosso trabalho e saber das novidades da paróquia. Por isso, criamos uma conta no aplicativo Instagram. Mas você sabe o que é o “Instagram”?

O que é o Instagram?

É uma rede social principalmente visual, onde um usuário pode postar fotos e vídeos de curta duração, aplicar efeitos a eles e também interagir com publicações de outras pessoas, através de comentários e curtidas.

Além disso, um usuário pode seguir o outro para poder acompanhar suas postagens e suas atividades dentro da rede. O número de seguidores inclusive contribui para a visibilidade do perfil.

Nele também encontramos as famosas hashtags, que servem como um mecanismo de busca das publicações, e ajuda na hora de segmentar o seu público, caso possua uma página para sua marca.

Para achar a paróquia no Instagram, basta procurar @nossasenhoradolibano_jf e seguir.

Compartilhe!

Almoço paroquial é realizado na Paróquia Nossa Senhora do Líbano.

No último domingo, foi realizado um almoço paroquial, na matriz Nossa Senhora do Líbano. O evento começou 11 horas e terminou às 14 horas. Centenas de pessoas passaram pelo salão da paróquia para comerem uma gostosa feijoada, preparada com muito carinho.

O objetivo do almoço paroquial foi arrecadar fundos para poder terminar as obras do salão da comunidade Nossa Senhora de Lourdes, no bairro Alto Grajaú.  Outro objetivo, foi iniciar as comemorações da paróquia que ano que vem, mais precisamente, dia 02 de fevereiro, completa 60 anos de caminhada.

O administrador paroquial, Pe. Wellington se mostrou muito satisfeito com o evento. “É muito gratificante ver toda comunidade ajudando e participando ativamente dos eventos realizados na paróquia. Foi feita uma deliciosa feijoada, com muito empenho e boa vontade. E permanecendo essa união, não só nos eventos, mas em missas, ações, nós vamos continuar crescendo”.

Além da feijoada, foi servido arroz, vinagrete, farofa, couve. Refrigerantes e doces também foram vendidos.

 

Equipe da Paróquia junto com Pe. WellingtonFeijoada do almoço paroquialPessoas sendo servidas no almoço

Acesse nosso facebook para ver todas as fotos do almoço:

https://www.facebook.com/pg/nslibanojf/photos/?tab=album&album_id=785621555168230

Compartilhe!

Paróquia Nossa Senhora do Líbano realiza almoço paroquial neste domingo

No próximo dia 14 de Julho, domingo, acontece um almoço paroquial no bairro Grajaú, na paróquia Nossa Senhora do Líbano, das 11 às 14 horas. O objetivo é arrecadar fundos para terminar a reforma do salão da comunidade Nossa Senhora de Lourdes, no bairro Alto Grajaú.

O prato principal será feijoada e os acompanhamentos serão: arroz, farofa, vinagrete e couve. É necessário levar o próprio talher. O valor do convite é R$ 15 e pode ser adquirido na secretaria da paróquia ou no dia do evento. Terá música ao vivo durante todo o evento.

O endereço é rua Raulina Magalhães, 40 – bairro Grajaú.

 

Para maiores informações:

(32) 3211-3381

Compartilhe!

Paróquia organiza peregrinação com destino a Bom Jesus do Livramento

A Paróquia Nossa Senhora do Líbano está organizando uma peregrinação até o Santuário do Bom Jesus do Livramento, que fica na cidade de Liberdade – MG. A viagem acontece dia 01 de setembro de 2019, com retorno no mesmo dia.

O valor da passagem é 60 reais, garantindo a ida e volta. A saída será às 06 horas da manhã, na matriz, no bairro Grajaú.

Para maiores informações: 3211 – 3381.

Programação da Paróquia para o dia 01

10 h- Missa da abertura do Jubileu

11h30min – Almoço

13h30min – Visita a Basílica

15 h – Volta para Juiz de Fora

História

Datas marcantes para a história do catolicismo na região foram: 15 de maio de 1855 quando a capela, que já recebia peregrinação de romeiros, foi elevada a paróquia; e 14 de setembro de 2005, quando o então arcebispo, Dom Eurico dos Santos Veloso, oficializou o templo como Santuário Arquidiocesano.

A imagem original de Senhor Bom Jesus do Livramento fica no santuário e é considerada uma das mais belas obras de arte sacra de todo o sul de Minas. Esculpida entre os anos de 1720 e 1750, a imagem mede, em seu conjunto, 1,90m. O grande destaque está no sangue que escorre das chagas de Jesus recoberto por numerosas pedras de rubis. A escultura é toda em cedro e não possui cabelos, para possibilitar a oferta de cabeleiras em cumprimento de promessas.

 A imagem impressiona a todos, tanto pela grandeza estética, quanto pelo misticismo. De acordo com a devoção popular, ela foi esculpida por um velho peregrino desconhecido. Ele se ofereceu para confeccionar a imagem e em troca a comunidade iria remunerá-lo da maneira que quisesse. A única exigência do homem era que todos se afastassem dele enquanto realizava o trabalho. Passado três dias, as pessoas foram até ele para ver o andamento e quando chegaram se surpreenderam; o velho havia desaparecido e deixado a imagem de Jesus Cristo do tamanho natural de um homem.

Compartilhe!

Canonização de Irmã Dulce e mais quatro beatos será no dia 13 de outubro

O Papa Francisco presidiu, na última segunda-feira, na Sala Clementina, no Vaticano, o Consistório Ordinário Público para a Canonização de cinco Beatos, dentre os quais Irmã Dulce Lopes Pontes.

Durante o Consistório, o Santo Padre anunciou a data de canonização dos cinco beatos. Será no domingo, 13 de outubro próximo.

Além de Irmã Dulce, serão canonizados os seguintes beatos: John Henry Newman, cardeal, fundador do Oratório de São Filipe Néri na Inglaterra; Giuseppina Vannini (no século Giuditta Adelaide Agata), fundadora das Filhas de São Camilo;  Maria Teresa Chiramel Mankidiyan, fundadora da Congregação das Irmãs da Sagrada Família e Margherita Bays, Virgem, da Ordem Terceira de São Francisco de Assis

Irmã Dulce, cujo nome de batismo era Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, é recordada por sua obras de caridade e de assistência aos pobres e necessitados. Após canonização, a beata levará o nome santo de Santa Dulce dos Pobres e seu dia será celebrado sempre no dia 13 de agosto, a partir de 2020.

Fonte: Vatican News

Compartilhe!