Papa faz apelo pela Amazônia: controlar os incêndios o quanto antes

A voz do Papa se une àquela dos bispos da América Latina que também demonstraram tristeza e, através de apelos públicos, pediram medidas urgentes em defesa da Amazônia.

“ Estamos todos preocupados com os grandes incêndios que se desenvolveram na Amazônia. Oremos para que, com o empenho de todos, sejam controlados o quanto antes. Aquele pulmão de florestas é vital para o nosso planeta. ”

O apelo do Papa Francisco foi feito no último domingo, depois da oração mariana do Angelus na Praça São Pedro. Depois de chefes de Estado da América e da Europa, e dos bispos das Conferências Episcopais da América Latina se manifestarem a respeito dos incêndios que vêm devastando a região amazônica, o Pontífice também demonstrou a sua preocupação com aquele que é “o pulmão de florestas vital para o planeta”.

Fonte: Site Vatican News

Veja o vídeo abaixo:

Compartilhe!

Paróquia Nossa Senhora do Líbano promove Semana Catequética

Entre os dias 19 a 23 de agosto, acontece a Semana Catequética, organizada pela forania Nossa Senhora do Líbano. O tema do encontro é “Batizados e enviados: A Igreja de cristo em missão pelo mundo”, mesmo tema escolhido por Papa Francisco para o Mês Missionário. E o lema é, “Proclamai o evangelho pelas ruas e sobre os telhados” (Mateus 10,27).

Ao longo da semana, os catequistas vão poder trocar experiências, aprofundar o conhecimento sobre a liturgia e ficar mais perto de Deus.

De acordo com o administrador paroquial, padre Welington de Souza, “é uma semana tradicional da nossa forania, na comemoração do mês vocacional”. Ao falar do catequista, o sacerdote complementa: “Tudo que aprendemos na igreja, foi passado por um catequista”.

Maria Aparecida Torquino, coordenadora de catequese da paróquia do São Benedito destaca a importância da semana catequética: “É sempre uma oportunidade muito abençoada de motivação, formação e aprendizado para nós. A troca de experiências é sempre um momento de bênçãos”. Ela ainda ressalta que, “gostaria que todos os catequistas aproveitassem esse carinho e cuidado de Deus em nossas vidas. A motivação que fará a diferença em nossos trabalhos”.

Já a coordenadora da paróquia Nossa Senhora Aparecida, Cristiane Correa, enfatiza o tema do encontro com a semana. “Nós somos chamados a levar a palavra de Deus através da catequese, temos a missão de catequizar as crianças, para que Deus chegue aos pais e em toda família”.

O mês de agosto é dedicado às vocações e, por isso, o último domingo é dedicado aos catequistas, que ressalta a importância do catequista para o centro de vida paroquial. Todos podem participar do encontro.

Todos os dias começam às 20 horas.

 Confira a programação completa:

Dia 19 de agosto – Segunda-feira
20h –  Liturgia e missão. Batizados e enviados em missão no mundo com Pe. Leonardo Loures

Dia 20 de agosto – Terça-feira
20h –  Missa com os catequistas, com Pe. Emerson

Dia 21 de agosto – Quarta-feira
20h – Missa parte por parte (Liturgia), com Pe. João

Dia 22 de agosto – Quinta-feira
20h – Hora Santa Vocacional, com Pe. Welington

Dia 23 de agosto – Sexta-feira
20h – Intervenção pastoral: partilha de atividades e trocas de experiências entre os catequistas

Dias 24 e 25 de agosto – Sábado e domingo
20h – Cada paróquia celebra o dia do catequista

Compartilhe!

Monsenhor Roberto José da Silva é ordenado bispo no próximo sábado (17)

O próximo sábado, 17 de agosto, será especial para a Arquidiocese de Juiz de Fora. Neste dia, o Monsenhor Roberto José da Silva será ordenado bispo na Matriz São Miguel e Almas, em Santos Dumont (MG), sua cidade natal.

A Celebração Eucarística está marcada para as 15h e promete abarrotar o templo religioso e a praça onde está localizado, na qual haverá tendas, cadeiras e telões para os fiéis acompanharem a Santa Missa. O ordenante principal será o arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira.

Os consagrantes serão o arcebispo de Belo Horizonte e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Walmor Oliveira de Azevedo, e o arcebispo de Montes Claros, Dom João Justino de Medeiros Silva. Ambos foram, assim como Mons. Roberto, reitores do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio e também são oriundos do clero de nossa Igreja Particular.

Monsenhor Roberto será o primeiro bispo nascido em Santos Dumont, que fica a cerca de 47km de Juiz de Fora. Ele foi nomeado bispo da Diocese de Janaúba (MG) por Papa Francisco no último dia 12 de junho e escolheu, como lema do seu episcopado, a passagem inspirada no relato dos discípulos de Emaús (Lc 24, 13-35): “Reconheceram-no ao partir o pão”.

A ordenação episcopal será transmitida ao vivo pela WebTV “A Voz Católica”, pela Rádio Catedral e pela Rádio Cultura, emissora local.

Foto: Arquidiocese de Juiz de Fora

Texto: Arquidiocese de Juiz de Fora

Compartilhe!

Iniciativas da Comissão Episcopal para a Juventude neste mês dedicado às vocações

A Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude está envolvida nas iniciativas do Mês Vocacional. Os jovens da Pastoral Juvenil poderão acompanhar uma série de testemunhos e reflexões sobre vocação no site Jovens Conectados, a partir da inspiração na exortação apostólica Chritus Vivit (Cristo Vive). Para este mês de agosto, o bispo de Valença (RJ) e presidente da Comissão, dom Nelson Francelino Ferreira, também escreveu sobre a temática.

A série de testemunhos e reflexões recebeu o nome de “Nossa vocação” e pretende apresentar histórias de pessoas que escolheram como opção de vida “ser para os outros”, numa expressão de “amor especial pelas juventudes e que se dispõe em acompanhar os jovens no discernimento vocacional”.

É o caso dos padres Antônio Ramos do Prado, assessor da Comissão, e Alcindo Martins, da diocese de Duque de Caxias (RJ). Os dois estão envolvidos em iniciativas de acompanhamento vocacional para os jovens e foram personagens na primeira matéria da série.

Em comentário enviado ao Portal da CNBB, padre Toninho lembra que oferta reflexões sobre vocação e juventude, tendo como ponto de partida a ideia de que este mês remete “a um profundo encontro com Deus – autor de todas as vocações”.

“O primeiro chamado que Deus nos faz é a vida. Entender e amar a vida é condição primeira para sobrevivermos. Em tempos de perda do sentido da vida no cenário juvenil somos provocados a buscar respostas do porquê isso está acontecendo”, afirma.

Diante de questionamentos sobre o sentido da vida e o distanciamento de Deus por parte dos jovens, padre Toninho analisou o contexto da sociedade, das famílias e da Igreja para apontar uma ação em vista de ação pastoral voltada para os jovens.

“A Evangelização das juventudes precisa atingir as diversas vocações: família, sacerdote, leigos, religiosos e catequistas. Ajudar a encontrar um eixo central no contato com o jovem; Ressignificar o conceito que os jovens têm de Deus. Para isso se faz necessário uma pastoral da escuta para os jovens falar sobre o que buscam. Depois traduzir o conteúdo da Igreja em linguagem que seja entendida pelos jovens. Ajudar os jovens serem influenciadores digitais na Evangelização de outros jovens. Creio esse conjunto de pensamentos e ações poderiam ajudar os jovens a viverem”.

Christus Vivit
A exortação apostólica do papa Francisco que foi fruto do último sínodo, o qual refletiu sobre o tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”, possui indicações para o acompanhamento dos jovens. São três sensibilidades fundamentais para aqueles que desempenham este serviço:

  1. Sensibilidade à pessoa, que te trata “de escutar o outro, que se nos dá com as suas palavras ( CV 292);

  2. Sensibilidade no discernir, que se refere ao “individuar o ponto certo onde se discerne o que é a graça e o que é tentação” (CV 293);3. Sensibilidade em escutar os impulsos “para diante”: “É a escuta profunda do ponto «para onde o outro quer verdadeiramente ir” (CV 294).

  3. Sensibilidade em escutar os impulsos “para diante”: “É a escuta profunda do ponto «para onde o outro quer verdadeiramente ir” (CV 294).

É a partir desta proposta que, a cada semana serão apresentados testemunhos de pessoas que escolheram acompanhar os jovens no discernimento vocacional.

Texto: Site da CNBB

Compartilhe!

Secretário-geral da CNBB convoca os cristãos para a Semana Nacional da Família 2019

Este ano, a Semana Nacional da Família, que ocorre de 11 a 17 de agosto, traz como temática “A família, como vai?”. A proposta é indicar a necessidade de a família vivenciar uma profunda experiência de Jesus e da sua Palavra para conseguir vencer os desafios e dificuldades que encontra em seu caminho, e assim compreender seu papel evangelizador na Igreja e na sociedade.

O bispo auxiliar do Rio de Janeiro e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Joel Portella, faz um convite especial para que as comunidades participem deste momento que celebra o jubileu de prata – 25 anos – da Campanha da Fraternidade de 1994.

Texto: Site da CNBB

Compartilhe!

Evangelização por meio da arte nos muros da Cúria Metropolitana de Juiz de Fora

Quem passa pela avenida Barão do Rio Branco, em Juiz de Fora (MG), na altura do seminário arquidiocesano Santo Antônio, deve ter notado algo diferente nas últimas semanas. O muro que cerca o terreno, onde também está o prédio da Cúria Metropolitana, foi grafitado e deu um colorido a mais na principal via da cidade.

A ideia de enfeitar a parede foi do arcebispo metropolitano, dom Gil Antônio Moreira, após a reforma, reforço e pintura do murado. O pastor avaliou que, após o grafite, o local ficaria menos sujeito a pichações. Além disso, é uma oportunidade de catequizar a céu aberto. “É uma coisa artística e ao mesmo tempo catequética, mostrando a identidade do lugar. Nós chamamos aquela colina de ‘Colina da Fé’, porque temos a Cúria, o Seminário, o Lar Sacerdotal, a Igreja São José, tudo concentrado ali. Então, o muro se torna um cartão de visitas, um convite a entrar no espaço em que está centrada grande parte da vida da Igreja de Juiz de Fora”.

Constituições principais

As pinturas são compostas, em primeiro lugar, por vinte cenas bíblicas, que são as contemplações dos mistérios do Terço. A segunda seção, por sua vez, retrata uma breve história da Igreja: seu início, com os pilares São Pedro e São Paulo e o mártir Santo Estevão; a Idade Média, representada por São Bento no século VI, São Francisco no século XIII, e Santa Teresa no século XVI; e o tempo contemporâneo, tendo o Concílio Vaticano II como marco principal, através das figuras de São João XXIII e de São Paulo VI, além de suas quatro constituições principais – Sacrosanctum Concilium, Lumen Gentium, Dei Verbum e a Gaudium et Spes. Já a Igreja local é representada pela Catedral Metropolitana.

Os grafites são de autoria de Igor Moreira de Abreu, cujo nome artístico é “Tenxu”, e de João Batista Medeiros, conhecido como “Ileso”. Os artistas iniciaram a pintura do muro em junho e empenharam-se principalmente aos finais de semana. Companheiros no ofício há cerca de dez anos, não cobraram um centavo sequer pelo trabalho, por conta de seu caráter religioso.

“Eu ministro oficina de desenho para as crianças no Instituto Padre João Emílio, vejo que uma oportunidade como esta é uma contribuição que nós, artistas, podemos dar para a sociedade”, contou Igor, que é católico e para quem o projeto representou muito. “Para a execução do trabalho, estudamos a fundo todos os quadros. O intuito era representar a essência de cada passagem”, ressaltou.

Diferente do parceiro, essas foram as primeiras ilustrações de cunho religioso executadas por João. “A gente ficou muito surpreso pelo convite, porque isso quebra vários paradigmas; a Igreja aderindo ao grafite”, revelou. O artista, que se autodefiniu “católico não praticante, porém temente a Deus”, disse que representar trechos e personagens bíblicos teve um sentido especial. “Lava o espírito. A gente ficou muito feliz de estar fazendo esse trabalho, foi muito bom espiritual e profissionalmente”.

Tenxu e Ileso têm diversos grafites espalhados por Juiz de Fora e por outras cidades brasileiras. Na cidade mineira, têm pinturas nas escolas municipais Tancredo Neves e Santos Dumont, ambas na Cidade Alta, nas proximidades dos shoppings Independência e Jardim Norte, e na Praça Antônio Carlos, entre outras.

No muro que cerca o Seminário Santo Antônio e a Cúria, no entanto, ambos relataram um maior cuidado. “A gente ficou meio apreensivo com a responsabilidade que era o trabalho. Tivemos a preocupação em representar bem e de como seria a repercussão. Gostamos muito do resultado”, contou João. Igor, por sua vez, reiterou que “o estilo do trabalho foi fruto de um estudo. Nunca tinha feito nada parecido, já que trabalho com o realismo e 3D. O resultado foi muito gratificante e a recompensa é a satisfação de quem passa pelo local”.

A fachada da “Colina da Fé” segue em reforma e, ao final, a intenção é de que novos grafites sejam feitos na segunda parte do muro. As referências religiosas para esta parte, entretanto, ainda não foram definidas.

Texto e fotos: Arquidiocese de Juiz de Fora.

Compartilhe!

Intenções de oração de agosto: o Papa reza por um mundo com famílias

Em uma mensagem vídeo o Santo Padre pede pelas famílias e que se reze por elas, para que possam se tornar “escolas de verdadeiro crescimento humano”, nas quais as pessoas possam aprender uma vida de oração e amor

Foi divulgada, nesta quinta-feira (01/08), a mensagem vídeo do Papa Francisco com a intenção de oração para o mês de agosto com o tema “As famílias, um laboratório de humanização”.

O Papa volta o olhar para as famílias e nos pede que orientemos nossas intenções de oração para tudo que favoreça as famílias, para que elas se tornem verdadeiros lugares de crescimento humano. Para o Santo Padre, as famílias são “o melhor legado possível” que podemos deixar para o mundo e o futuro.

“Que mundo queremos deixar para o futuro?”, pergunta-nos o Papa. “Deixemos um mundo com famílias. Cuidemos das famílias, porque são verdadeiras escolas do amanhã”.

Francisco nos recorda: “Rezemos pelas famílias para que graças a uma vida de amor se tornem cada vez mais laboratórios de humanização”.

Fonte: Vatican News

 

Compartilhe!