Programa FALANDO DE VOCAÇÕES – conhecendo os vocacionados

Após estrear no final de julho, programa FALANDO DE VOCAÇÕES, teve um início bastante animador. O objetivo do programa é refletir a importância das diversas vocações da Igreja, fazer uma animação vocacional na paróquia e conhecer os vocacionados de Deus presentes na paróquia e na Arquidiocese.

O primeiro convidado foi o Administrador paroquial, padre Welington, que contou sua história de vida, como foi o chamado, além de falar um pouco do momento atual que estamos vivendo.

“Por conta da pandemia, começamos a atuar mais nas redes sociais, com uma programação semanal, onde buscamos aproximar o povo que está em casa, mas que não deixa de rezar e participar. O programa foi um complemento do nosso projeto, apresentar pessoas que receberam o chamado de Deus e contar suas histórias.” disse padre Welington.

Ao longo do mês de agosto, por ser o mês das vocações, foram realizados três programas especiais, com participações honrosas de Abraão (música da paróquia), Irmã Celeste e Santina (da Congregação dos Santos Anjos).

“Fiquei bem feliz por ter participado do programa, contar meu testemunho, como foi minha infância, pois muitos não conheciam. Espero que tenha inspirador para as pessoas que assistiram.” contou a Irmã Celeste.

O FALANDO DE VOCAÇÕES acontece todo último sábado do mês, transmitido pelo facebook da paróquia Nossa Senhora do Líbano, a partir das 17 horas.

Compartilhe!

Arquidiocese de Juiz de Fora celebra Mês Vocacional

O mês de agosto é especial para a Igreja no Brasil, pois nele celebramos o mês das vocações. Neste ano, o tema é “Amados e chamados por Deus” e o lema “És precioso aos meus olhos… eu te amo” (Is 43,1-5), resultante do Sínodo dos Jovens e da Exortação Apostólica Pós-Sinodal Christus Vivit, do Papa Francisco.

A cada domingo a celebração litúrgica é dedicada a uma vocação específica. A liturgia da Palavra de cada dia, em especial a dos domingos, dá o tema principal da reflexão e meditação trazida para alimento do povo de Deus.

Pensando em formas de comunhão e para ajudar a rezar a vocação, a Pastoral Vocacional da Arquidiocese elaborou um material-base para as paróquias. Este apoio, unido ao subsídio elaborado pela Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB,) direciona e motiva os trabalhos.

No texto de apresentação da proposta do Mês Vocacional da Arquidiocese de Juiz de Fora, Padre Miguel Campos, assessor da Pastoral Vocacional, aponta que a oração vocacional deve estar direcional ao reconhecimento do plano de Deus para cada vida. “Rezar pelas vocações é rezar pelos jovens e por toda pessoa chamada e amada por Deus para que não se perca, para encontrarem o seu caminho, o sentido de suas vidas, para que sejam felizes”, acrescenta ele.

Na ocasião, o assessor recorda que os trabalhos e orações devem ser motivados pelo II Sínodo Arquidiocesano. “Que possamos fazer isso no espírito do II Sínodo, que nos chama, especialmente no contexto atual, à “Proclamar o evangelho pelas ruas e sobre os telhados” (cf. Mt 10, 27), caminhando juntos, como Igreja peregrina, chamada a servir na criatividade e ousadia na missão.”

Material de apoio

O material é constituído de preces para os domingos do mês vocacional. Por meio delas, as paróquias estarão rezando pela Igreja, pelas vocações, por nossos diáconos transitórios que serão ordenados padres nesse ano, pelo II Sínodo Arquidiocesano e todas necessidades de nosso tempo. As preces foram inspiradas pelas leituras bíblicas do dia e também por dois documentos. As de cunho vocacional foram inspiradas pelas palavras do Papa Francisco sobre vocação na Christus vivit (CV) e as demais, inspiradas no documento A Sinodalidade na vida e missão da Igreja (Documento da Comissão Teológica Internacional). Todo o material está disponível em forma de imagem, assim como o cartaz para ser divulgado pelas redes sociais. Clique aqui para acessar.

*Fonte: Arquidiocese de Juiz de Fora

Compartilhe!