Com suspeita de coronavírus em Juiz de Fora, Arcebispo determina mudanças durante Celebrações

Devido à suspeita da presença no novo coronavírus em Juiz de Fora, divulgada por veículos de comunicação locais na última quarta-feira (26), o Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, determinou algumas medidas de precaução durante Missas e Celebrações.

Provisoriamente, o momento do “abraço da paz” não deve acontecer, a oração do Pai Nosso não deve ser rezada de mãos dadas e a Comunhão deve ser dada apenas nas mãos dos fiéis, e não diretamente na boca. A decisão vale para todo o território arquidiocesano, composto por Juiz de Fora e outras 36 cidades.

Segundo informações dos sites G1 – Zona da Mata e Tribuna de Minas, uma paciente com possíveis sintomas da doença deu entrada, na última terça-feira (25), no Hospital Doutor Mozart Teixeira (HPS). A mulher, que não teve a idade informada e esteve recentemente na Itália, teria chegado à unidade de saúde com febre alta, dor de garganta e secreção clara.

No dia seguinte, ela foi levada para o isolamento no Hospital João Penido, onde passará por exames para que somente então possa vir ou não a ser tratada como caso suspeito.  O possível caso em Juiz de Fora, portanto, ainda não é computado pelo Ministério da Saúde, que utiliza os dados repassados pelos estados, diariamente, para consolidar e atualizar as informações sobre a doença.

Casos no Brasil

O Ministério da Saúde afirmou que está comprovado o primeiro caso positivo de coronavírus no Brasil. Trata-se de um homem que mora em São Paulo, tem 61 anos e veio da Itália. Esse é o primeiro caso da doença no país e em toda a América Latina. Além dele, outros vinte casos suspeitos estão sendo monitorados em sete estados.

Província Eclesiástica

Após a determinação de Dom Gil para o território da Arquidiocese de Juiz de Fora, os bispos responsáveis pelas dioceses de Leopoldina e São João del-Rei, Dom Edson José Oriolo dos Santos e Dom José Eudes Campos do Nascimento, respectivamente, se uniram ao Metropolita para divulgarem, em conjunto, uma nota em nome da Província Eclesiástica de Juiz de Fora. No texto, os três bispos reafirmam as recomendações em prol da saúde dos fiéis.

Clique aqui e confira a nota na íntegra.

Fonte: Arquidiocese de Juiz de Fora

Compartilhe!

CNBB lança site e aplicativo para celular das Campanhas para facilitar consulta a materiais

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou o novo site das Campanhas da Evangelização e Fraternidade. A página simplifica a consulta dos usuários, uma vez que as pesquisas dos materiais podem ser realizadas por Campanhas. Outra novidade é que o site agora pode ser acessado através de aparelhos mobile, permitindo que o usuário possa acessar/baixar os materiais utilizando celulares ou tablets.

Além disso, o novo site dá acesso a uma cronologia detalhada sobre as edições das Campanhas já realizadas, permitindo ao usuário consultar informações detalhadas sobre cada uma delas e ter acesso aos cartazes e acervo de hinos. Na página também é possível conferir as últimas notícias sobre as formações realizadas nos regionais da CNBB. Estão disponíveis vídeos e materiais das Campanhas para download.

Para assegurar o acesso aos materiais e tendo em vista o lançamento oficial da Campanha da Fraternidade, na próxima quarta-feira, dia 26, uma outra alternativa foi pensada: um aplicativo (App) da CF. Inicialmente, o app poderá ser baixado gratuitamente na loja da Play Store. Posteriormente, será disponibilizado na App Store.

No Aplicativo o usuário poderá enviar uma imagem, um vídeo ou um texto diretamente da plataforma. A proposta é proporcionar a participação dos usuários com relação à Campanha da Fraternidade. Lá também é possível acompanhar as notícias das formações realizadas nos regionais da CNBB e baixar os materiais da Campanha, tais como cartazes, hinos e vídeos.

*Foto ilustrativa do Site da campanha

 

*Fonte: Site da CNBB e Arquidiocese de Juiz de Fora

Compartilhe!

Paróquia celebra 60 anos de fundação

No último dia 02 de fevereiro, a Paróquia Nossa Senhora do Líbano, comemorou 60 anos de fundação, seu “Jubileu de Diamante”.  As comemorações ocorreram ao longo de todo o domingo. Na parte da manhã, foi realizado um almoço compartilhado, com muitas variedades e alegria. Aproximadamente 50 pessoas participaram do momento.

Na parte da tarde, foi realizada uma tarde de louvor, iniciando com o terço da misericórdia, seguindo com alguns momentos de reflexão sobre os 60 anos da paróquia ministradas pelas irmãs e terminando com uma adoração ao santíssimo, com a presença do administrador paroquial, padre Welington.

As comemorações terminaram com a Santa Missa, presidida por Dom Gil Antônio Moreira. A Celebração teve início na porta da igreja, onde Dom Gil abençoou as velas dos fiéis, em recordação à Festa da Apresentação do Senhor.

Padre Welington ressalta que ao longo de 2020, ainda terão muitos momentos para a celebração do jubileu de diamante: “A nossa programação começou em 2019, com a peregrinação, mas ainda vamos celebrar muito os 60 anos, pois temos a festa da nossa padroeira, visitas e festas. Será um ano especial para a paróquia”.

Compartilhe!